08/06/2010

Quanto custa a castração de um cão?

Aos onze meses de vida, o Aurélio será castrado. Um: porque eu quero tornar meus passeios com ele mais agradáveis do que são (e acredito que a castração vai melhorar). Dois: agora temos um outro cão, um macho! Estou há um mês tentando marcar a cirurgia da castração e o valor da cirurgia acabou retardando o processo. Vejamos:

 

Liguei para oito diferentes lugares, sendo que seis deles foram indicação da querida Ana Corina, protetora voluntária da causa animal (A Ana simplesmente se predispôs a me ajudar, sem eu pedir ajuda nem nada. Gente assim não se encontra em qualquer lugar hoje em dia. Obrigada, Ana!). Voltando ao objetivo do post de hoje, que é falar sobre o preço, o valor cobrado pelas clínicas veterinárias em Brasília para a cirurgia de castração em cachorro macho de 5,5 kg, neste maio e junho de 2010… (Quero participações dos leitores para saber se a realidade dos valores das castrações praticados em Brasília está acima da média nacional ou não, ok?).

 

Valor da castração em cachorro macho de 5,5 kg, 11 meses. Brasília, maio-junho de 2010:

Clínicas A e B: R$ 600

Clínicas C e D: R$ 400

Clínica E: R$ 700

Clínica F: R$ 250

Clínica G: R$ 170 a R$ 210 (sujeito à avaliação para fixação do valor)

Clínica H: R$ 150

Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (Hvet/UnB): gratuito (servidores em greve = castrações interrompidas)

 

Nessa pesquisa, verifiquei que, de modo geral, as clínicas que cobram um valor mais alto para a cirurgia da castração incluem certos aspectos que encareceriam seu valor. Vejamos na tabela a seguir:

 

Os médicos veterinários das clínicas cujo valor da castração é mais caro alegam que o cachorro é tratado como gente. Na cirurgia, os profissionais fazem toda a paramentação necessária, a limpeza e a assepsia são rigorosas para evitar uma infecção e os sinais vitais do cão são monitorados em tempo integral por meio dos aparelhos paramétricos. Conversei, inclusive, com o dono de um hospital veterinário em Brasília e ele disse que estava, naquele momento, com dois cães machos que haviam tido problemas com castrações mal feitas.

 

Por outro lado, os veterinários das clínicas cujo valor da castração é mais em conta alegam que a castração em machos é uma das cirurgias mais simples que têm e que, como não há intervenção em cavidades internas do cachorro, não há necessidade de anestesia inalatória, em que o cachorro é entubado. Basta uma anestesia local com sedação para uma cirurgia que dura alguns minutos.

 

Aurélio: esse lenga-lenga está me cansando. Já estou desanimado com esse negócio de perder meu saquinho.

 

Algo tão simples, como fazer a castração do nosso cachorro, pode tornar-se um verdadeiro dilema. Alguém duvida que quero que o Aurélio sobreviva e que desejo o melhor para ele? Ao mesmo tempo, não quero ser explorada! Não resta dúvida de que para condições delicadas, vulneráveis ou especiais de saúde, a cirurgia de castração inspirará maiores cuidados. Mas, pelos argumentos dos veterinários das clínicas em conta e pelos depoimentos de alguns colegas que já castraram seus cães, estou começando a achar que toda essa “paramentação” para uma castração de um cachorro MACHO, aparentando SAÚDE e aos 11 MESES é “bullshit”, como diriam os americanos e ingleses.

Felizmente, este texto do site do Cachorro Verde mostra não só que a castração não é "bullshit" como também revela que a necessidade ou não da cirurgia de castração em cachorros deve ser avaliada caso a caso:

Partindo do princípio de que você será um dono consciente, que jamais abandonará seu cão e que não promoverá acasalamentos irresponsáveis, a decisão de castrar ou não o seu cão depende também de outros fatores. É preciso entender que a castração, apesar de muito rotineira, é um procedimento cirúrgico definitivo, que implica na retirada de órgãos – os testículos do macho; o útero e os ovários da fêmea. Como tudo na vida, a castração tem dois lados: o positivo e o negativo. Por isso, em vez de recomendar o genérico “castre, logo!”, preferimos que você mesmo pese os prós e os contras e decida se a castração é a melhor opção para o caso individual do seu cão.
Cachorro Verde


Dica

Para a castração do cachorro, converse com vários profissionais veterinários para obter os esclarecimentos das dúvidas. Provavelmente, não haverá consenso entre eles. Pergunte a razão das coisas e tente ver o que faz mais sentido e procure encontrar o profissional que inspire mais confiança.

É muito importante também ir conhecer, pessoalmente, o local onde será feita a cirurgia de castração. Veja se apresenta condições adequadas de higiene.

Converse com pessoas que já fizeram a castração em seus animais. Compartilhar experiências é uma ótima fonte de informações.

Prepare-se com antecedência para uma cirurgia pré-marcada (eletiva). Veja se será necessário comprar o colar elisabetano (abajur), medicamentos, produtos para assepsia da região.

Pergunte ao veterinário em quanto tempo, em média, seu cão poderá se recuperar. Programe-se para ter tempo para cuidar do seu cachorro no pós-cirúrgico, se for necessário.

Convide um familiar ou amigo para acompanhá-la, se necessário, durante o translado entre a clínica e a sua casa.

 

Leia também

>>Libido em alta ou apenas uma brincadeira?

>>Os benefícios da castração
>>O dilema da castração
>>Prós e contras da castração

31 comentários:

Daniel Nakamura 08/06/2010, 10:00  

Pois é, eu concordo com você. A intervenção cirúrgica é simples e rápida, não acho que justifique entubar o cão para isso... O Cookie fez a dele e foi super tranqüila. Olha só o Pós-operatório dele:
http://sitedocookie.blogspot.com/2010/04/castracao-tranquila.html

Agora, quanto ao lance do passeio, o que melhora mesmo é o adestramento. A castração não mudou em nada, no passeio do Cookie. Com relação à convivência com outro macho, acho importante mesmo.

Tula Verusca 08/06/2010, 13:26  

Oi...
Bem, não sou veterinária, muito menos tenho profundo conhecimento em anestesia, mas tenho a seguinte opinião, segundo o que tenho lido:

Alguns medicamentos tiram a consciência, mas não tira a dor.. por exemplo quando a gente vai fazer uma endoscopia a gente não lembra, mas não deixou de sentir dor só não se lembra dela.

Mas essa é uma escolha sua e apoiarei qual seja!
(como se vc precisasse do meu apoio.... : /)

Adriana Diniz 08/06/2010, 19:15  

Daniel, obrigada por compartilhar o link da sua experiência aqui! Espero que os resultados com o Aurélio sejam tão gratificantes quanto foram com o Cookie!

Tulinha, todo apoio é bem-vindo!

Ana Corina 08/06/2010, 22:06  

Adri, não é necessária a inalatória, ela é mais usada para animais com problemas em rins, fígados e em animais idosos. Eu assisti a castração do Shoyo e dá RAIVA saber como 'enfeitam' algo tão simples só pra tentar justificar enfiar a faca também no nosso bolso... Lógico que higiene e qualidade dos medicamentos envolvidos, principalmente da anestesia, são MEGA importantes, mas é absurdo o teatro que se faz e os preços abusivos. Assiste uma um dia, ou vai ajuda um mutirão de castração de animais carentes pra veres... Na boa, eu preferiria um vet com muita experiência do que um cheio de 'nove horas', e nesse quesito - experiência - veterinários que fazem ações sociais de castração ganham disparado porque chegam a fazer 50 animais em um dia de trabalho.
Beijo e boa sorte.

Ana Corina 08/06/2010, 22:10  

Ah, eu discutiria melhor essa questão da sedação com anestesia local. Parece bem menos invasivo, mas por aqui não vejo sendo feito e não conheço o assunto, é até interessante e faz sentido, já que o local estará anestesiado, então é o que importa. Qto mais novo e mais magro o animal, mais rápido ele volta da anestesia. O Shoyo foi simplesmente ridículo, muito tranquilo mesmo. E eu gosto da cirurgia que faz o corte bem no saquinho mesmo, porque a que faz o corte na base do pênis deixa um saquinho 'vazio' e feio depois. A direto no saquinho simplesmente some e parece q nunca houve bolinha nenhuma pendurada ali. Bjo e vou dormir, estou PODRE.

Adriana Diniz 08/06/2010, 22:15  

Ana, obrigada por, mesmo podre de cansada, vir ajudar aqui! A dica do "corte do saquinho" (que conversa, hein?) foi valiosa! Bjs e boa noite!

Unknown 10/06/2010, 17:51  

Olá,

A cirurgia é bem rapidinha mesmo. Eu sou estudante de Vet, indo para o 5o ano, e quando assisti a uma cirurgia de castração de macho pela 1a vez, fiquei frustrada porque nem precisei auxiliar a cirurgiã, de tão rapidinho que foi o procedimento.

Mais tarde, no 3o ano, tive a oportunidade de realizar uma castração, junto com uma colega de sala, e com um vet anestesiologista prestando esse serviço. E, apesar da minha falta de experiência, a cirurgia também foi rápida.

Só por curiosidade, pergunte qual é o protocolo anestésico das clínicas que cobram um valor mais em conta. O que sei é que o protocolo anestésico feito com Quetamina e Xilazina, que é mais baratinho, não é muito eficiente para tirar a dor. Mas, também, como a dor na castração dos machos é muito menor e menos duradoura que na castração das fêmeas, não vejo tanto problema em se utilizar esse protocolo. Agora, em caso de fêmea, acho sacanagem. Porque a cirurgia nelas envolve tracionar os órgãos, cortar mais tecidos. E a xilazina e quetamina, nesse caso, apenas manteriam a cadelinha imóvel. Mas ela sentiria toda a dor dos cortes viscerais.

É importante também se informar sobre o fio que será utilizado para a sutura do saquinho. Sabe, meu gato foi castrado por um precinho bem popular (60 reais, há 5 anos, com uma amiga vet). Mas o pós-cirúrgico foi um desastre. A vet quis economizar e suturou a bolsa escrotal dele com um fio de algodão, em vez de usar um fio estéril, de nylon. Resultado: ele desenvolveu no local uma terrível infecção, chamada granuloma por fio de sutura. O saquinho murcho necrosou, exalava um odor terrível, e o pobrezinho mal podia se sentar. Com o valor que paguei para outro vet consertar a m...., eu poderia ter pago uma castração decente, com um cirurgião mais atualizado. Fora o sofrimento do pobre gatinho.

Abraços e desculpe o comentário gigante, rs

Sylvia
www.cachorroverde.com.br

Adriana Diniz 10/06/2010, 18:43  

Querida Sylvia, não posso deixar de registrar que é a sua primeiríssima participação aqui no blog! Quanta honra!

Como não poderia ser diferente, você chegou e chegou com tudo. Desculpas? Eu agradeço imensamente por esse esclarecimento que, complementou, da forma como desejei, o artigo. E tudo deu muito certo: pois amanhã mesmo procuraria o veterinário.

Muito, muito obrigada pelos esclarecimentos e participação. Ajudou a mim e espero que ajude a outros que procurem pela informação.

Os nomes da anestesia são meio complicados, para quem não é da área, mas vou anotar e falar com o veterinário como se do assunto eu entendesse. E talvez esteja entendendo mesmo!

Bjos!

Unknown 23/03/2011, 20:48  

Gostaria de esclarecer que a castração não tem lado negativo,e sim muitos pontos positivos para os animais,a castração nos machos evita cancer de próstata,fugas(atraz de cadela no cio)e brigas com outros machos,sem falar que doenças venéreas são muito comuns,bom no caso de fêmeas ,a castração evita cancer de utero,ovários, piometra(infecção uterina),e diminui a incidência de cancer de mama,tambem evita ninhadas indesejadas e cio.

Marina Canfield 26/03/2011, 11:46  

Nossa! Que caro heeinnn!
Eu fui ver pro meu cachorrinho de 4 meses é só sai R$50,00
A raça dele é Yorkshire!
Beijos

Anônimo,  14/06/2011, 20:14  

Nossa, os preços são bem salgados.
Adorei seu blog , o seu cachorro Aurelio é uma fofura!
Eu tenho um Yorkshire de quase 9 meses , e estou pensando em castra - lo daqui a alguns meses, porque antes tenho que leva-lo no vet para retirar 2 caninos de leite que não cairam , e nem sei o preço ;/
enfim , será que uma castração sairia tão cara pro meu yorkshire de quase 9 meses com 3k ?
eu vou procurar saber no veterinario que tem aqui perto de casa.
Ando meio receiosa , antes eu tinha mas certeza que ia castra mesmo , hoje já estou pensando .
Eu quero castrar o meu Bruce para evitar fugas ,e também evitar que ele fique montando nas pessoas , além é claro que querem sempre o bem dele , e dizem que a castração previne o cão de varias doenças.

Um beijo , e parabéns pelo blog!
Yasmin Gonzaga.
=

Adriana Diniz 16/06/2011, 08:01  

Oi Yasmin!

Os preços da cirurgia não são a coisa mais importante na hora de tomar a decisão de castrar o cão.

Antes de o Aurélio ser castrado, eu me preocupei muito com o valor. Mas, mais importante que isso, é a higiene do local e a experiência e profissionalismo do profissional veterinário. Pesquise bem e só faça isso se tiver certeza!

Eu não me arrependi de ter castrado o Aurélio. Ele realmente parou de montar nos outros cães. Porém o meu marido não teria o castrado. Segundo ele, o Aurélio ficou "menos cachorro". Mas eu não vejo assim.

Um dos melhores textos que já li sobre o tema é este aqui:

http://www.cachorroverde.com.br/castracao.php

(copie e cole na barra de endereços do seu navegador).

Um beijo e obrigada por comentar!

Adriana

Adriana Diniz 18/07/2011, 08:45  

Como ficou o comportamento do seu cão após a castração, pergunta a leitora Michelle de Fortaleza-CE!

Oi, Michelle! Obrigada por entrar em contato! Ultimamente, tenho demorado um pouco a responder alguns leitores e peço desculpas! Imagino que realmente seja muito chato demorar a responder, mas são as contingências da vida!

Vamos lá! Em um comentário a outro post, já havia falado sobre mudanças que notei no comportamento do meu Shih Tzu, o Aurélio, depois que foi castrado. Vou aproveitar esse texto e colocá-lo aqui:

Algumas mudanças de comportamento depois da castração:

1. Parou de montar em outros cães, sejam machos ou fêmeas. Mas ainda monta? Nunca mais tive notícia disso.

2. Percebo que ele está bem dorminhoco. Mas não sei se porque ficou adulto ou por causa da castração. Ou ambos! Hoje ele tem 2 anos.

3. Uma das maiores conseqüências da castração é o cão engordar, salvo engano, em razão da diminuição de seu metabolismo. No caso do meu Shih Tzu, o Aurélio, isso não ocorreu. Ele ganhou umas “gramas” a mais porque passamos a dar mais comida a ele após a introdução da alimentação natural (WWW.cachorroverde.com.br) – o que não é recomendável. A quantidade de comida deve ser no ponto, nem mais nem menos.

4. Está mais calmo, menos ansioso. Porém continua ficando desesperado quando o assunto é passear ou comer!

5. No seguinte post (http://www.auauaurelio.com/2010/06/aurelio-voltou-mais-pelado-que-nunca.html), coloquei uma foto de como ficou a região após a castração do meu macho. Porém, hoje, o antigo “saquinho” desapareceu totalmente, de modo que a cicatrização ficou ótima e nem parece que ele fez a cirurgia.

Michelle, foram essas as mudanças que notei no cachorro depois da castração. Não é muita coisa, mas estou bem mais tranqüila em relação a evitar cruzamentos indesejáveis. Quando viajamos, geralmente o Aurélio encontra umas “amiguinhas”, então, todo cuidado é pouco!

Por fim, recomendo que você leia esse post e os artigos indicados ao final dele, especialmente o texto “Prós e contras da castração”.

Ah... se quiser mandar uma foto do “irmão gêmeo” do Aurélio, o Maxluan, escreva para auauaurelio@gmail.com.
Beijos!

Adriana

Adriana Diniz 30/08/2011, 17:03  

A leitora Silvia Maria Catarina entrou em contato e perguntou se eu optei pela anestesia inalatória ou injetável para a castração do Aurélio.

Querida Silvia, muito obrigada por entrar em contato. E aproveito para avisar aos navegantes: podem continuar entrando em contato, só tenham paciência porque estou demorando a responder. Está difícil administrar meu tempo já que estou trabalhando 40 horas por semana...

Vamos lá! Na verdade, eu não optei com base no tipo de anestesia até porque não entendo nada sobre isso!

Opta-se pelo veterinário e decide-se confiar em seus conhecimentos para decidir a razão de usar uma ou outra anestesia. Veja se concorda com as explicações do profissional (se são convincentes, se fazem sentido), considere tudo o que já mencionei nos outros comentários desse post e, aí, decida!

Boa sorte!

Adriana

Gracce Renee,  24/10/2011, 08:51  

Querida Adriana,
Gostaria imensamente de saber onde encontrou clinicas com valores mais em conta em Brasilia, pois estou com duas gatas(carente) necessitando urgentemente de castração,somente encontrei clinicas com valores exorbitantes.Aguardo resposta.
agradeço,Grace

Adriana Diniz 28/10/2011, 10:54  

Querida Gracce,

Se quiser uma castração barata e confiável, procure o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (HVET/Unb).

Mais informações aqui: http://www.unb.br/servicos/para_a_comunidade/medicina_veterinaria

Porém, em clínicas veterinárias particulares, não se preocupe muito com o valor, e sim com a qualidade do serviço.

Um abraço,

Adriana

Amanda 06/06/2012, 10:23  

Adriana,

Primeiro queria agradecer esse post seu. Foi muito esclarecedor e me ajudou a tomar várias decisões com relação à castração do meu pequeno. Além de coragem!

Tenho um pug macho de 1 ano e meio que teve dermodécica enquanto filhote (ficamos quase 1 ano tratando) e eu já pretendia castrá-lo (por todas as boas razões pelas quais se castra um cão) mas tive que adiar um pouco até eu me sentir segura de que ele estava bem e recuperado para passar pela cirurgia.

Em todo lugar que lia só via protocolos com anestesia geral, e ficava morrendo de medo disso. Mas conversando com a vet dele daqui da minha cidade, ela me falou que adotava outro protocolo com sucesso, inclusive para braquicefálicos. Usava sedação média (sem ele capotar)+ anestésico local.

Tomei coragem e, morrendo de medo (não teria menos medo se fosse anestesia geral, era puro e simples medo) e ele foi castrado ontem e está passando muito bem. A vet usou como sedativo o zoletil (que também é anestésico, mas usou dose baixa) e fez a cirurgia com anestésico local (não sei o nome), o que me parece que foi ótimo, porque fui buscá-lo ontem mesmo e ele já estava super animadinho!

Hoje está bem recuperado, enjoadinho para comer mas isso é normal.

Ela prescreveu ainda antibiótico, remédio pra dor e um cicatrizante pra passar no local da incisão.

Então venho dizer que o protocolo que a Sylvia e a Ana Corina comentaram acima é realmente eficiente e que outros donos tenham coragem de castrar seus animais, porque é muito mais fácil do que o nosso coração de mãe imagina. Só não acho que seja legal fazer a cirurgia sem exames pré-operatórios.

Um abraço e muito obrigada pelo espaço, seu blog é de utilidade pública!

OBS: Paguei um preço médio, incluindo exames e cirurgia. Acho que foi justo. Ah! E nos exames pré-operatórios aqui ela incluiu exames de hematotozários (doenças do carrapato), que são comuns na minha região!

Ana Paula,  31/07/2012, 22:42  

li tudo o que vcs postaram, mas mesmo assim não tenho coragem de castrar meu SHIH TZU. Ele é meu amorzinho.... não consigo imaginá-lo sem suas pequenas bolinhas no saquinho. já tem 9 anos e meio, tenho medo de risco de morte. Quero ele juntinho de nós aqui em casa e sem passar por dor nenhuma.
Quanto a ter filhotes, ele nunca cruzou pois nunca encontrei uma fêmea pequenina como ele.

Adriana Diniz 14/08/2012, 18:21  

Oi, Ana Paula!
Nesse caso, é fácil: então não castre seu cão!
O objetivo do post não é incentivar as pessoas a castrarem o cão, mas a tomarem uma decisão consciente quanto a castrá-lo ou não.
Abraços!

Marcelo,  23/08/2012, 11:55  

fui no vet hoje que meu cao está com um tumor no saco escrotal, fora a consulta que custou 55, me cobrou uma tal sorologia erlichia que custa 100, uma avaliação geral (mais R$ 100), anestesia inalatoria pra caes acima de 15 kg (R$ 480,00!!!), cirurgia de orquiectomia (R$ 250,00) e exerese de tumor grau 2( R$ 200,00), paguei só a consulta e vazei, vão roubar outro!!! as vezes eu me pergunto se eles viraram vet pq gostam de animais ou pq só pensavam no $$$$$

Adriana Diniz 05/09/2012, 09:17  

nossa, Marcelo! Com tantos exames e procedimentos indicados assim, é importantíssimo você procurar a opinião de outros profissionais veterinários o quanto antes, certo? Boa sorte!

Marcelo,  01/11/2012, 09:12  

Meu cachorro está com um tumor no saco escrotal, vai ter que castrar, ele tem 11 anos, me passaram mil exames(sangue,ultrasonografia,raio x, coleta de nao sei q) só ai uns 300 paus, agora disseram q o coração está um pouco maior q vai ter q fazer ecocardiograma(150 reais o valor!) , e vou ter q fazer outro exame de sangue dele pq o que fiz ja perdeu a validade...sera nescessario tudo isso pra fazer uma castração.

o que eu vejo é que isso virou uma industria para exploração, pq eles sabem que queremos o melhor pro nosso bichos por isso metem a faca...infelizmnte no Brasil é assim, todo mundo que tirar de espertinho pra roubar o cliente, desde o pedreiro ate o medico...

Adriana Diniz 07/11/2012, 21:05  

Oi, Marcelo!

De fato, infelizmente, parece que HONESTIDADE virou artigo em extinção. É por isso que, se você encontrar um profissional honesto, íntegro e, naturalmente, competente, VALORIZE ele!

Na minha opinião, a melhor arma para evitar cair em uma armadilha, seja o "barato que saiu caro" ou o "caro que foi, na verdade, exploração", é a INFORMAÇÃO. Por isso, faça como você está fazendo, informe-se, peça esclarecimentos a diversos profissionais e pesquise.

Todo bônus tem um ônus. O de encontrar um profissional correto e confiável exige uma contrapartida de nós, precisamos "suar" um pouco.

Desejo que o seu cachorro tenha melhoras e que você encontre a solução mais adequada para ele.

Anônimo,  22/11/2012, 01:34  

Oi Adriana!
Seu blog me ajudou muito com o meu Shih, o Johnny.
Não sei se não procurei direito, mas não vi mais notícias do Aurélio, está tudo bem por aí?

Um abraço de uma "fã"

Fernanda
fernandamag@uol.com.br

moninha 22/11/2012, 17:36  

Eu moro no entorno de Brasília, pesquisei clínicas locais e no DF, e a única coisa que mudou foi a cara do veterinário.
Na minha clínica, que consulto meus bbs, me cobraram R$560,00, na da frente: R$ 480,00, consegui com umas amigas protetoras e vou fazer no veterinário que elas me indicaram em Brasília por R$150.
É um schnauzer mini de 7 meses de idade e 5kg e será castrado dia 06. (já falei tanto dele no blog mãe de cachorro que a Ana já deve estar até enjoada, kkk)

Agora pasmem: Perguntei quanto sairia no veterinário especializado em Silvestres (o único no DF) para castrar minhas ratazanas (resgatadas) e me cobraram R$ 480,00 para castrar um RATO macho... se eu tiver errada algum veterinário me corrija, mas para passar um anestésico no %¨&* do rato, passar o bisturi e afinar o canal até soltar... me cobrar R$180,00 só na anestesia e 300 reais pelo corte!!! que tanto de anestesia é esse que as 350gr do meu rato vão consumir????? Castrei minha gata por R$80,00 há 5 anos, já achei carinho, e era uma fêmea, foi anestesiada, e tal... Vou pagar R$ 145,00 para castrar o cão... e R$500 no rato???
quando encontrarem a lógica me avisem!
Tem mês que minha conta no vet dá tranquilamente 400, 500 reais porque minha cadela e gata tem problemas de pele... fora os animais resgatados... ainda vou ter que pagar 480 para castrar um rato? Paguei 560 para mandar fazer uma gaiola que é uma mansão e vou manter machos e fêmeas separados. Bem melhor! Se eu fosse castrar, 5 ratos, a 480 os machos e sabe Deus quanto as fêmeas... ia trabalhar só para pagar o vet!

Exploração não!

Anderson 02/06/2013, 19:47  

Mas moninha, realmente o preço pode estar um pouco caro para castrar o seu rato, mas pense por esse lado, o veterinário é especializado certo? uma pós pra se especializar, vc vai pagar uns 10 000 reais, e vai consumir uns 2 anos da sua vida, nada mais justo que o preço cobrado pelo serviço ser superior, Veterinário também come minha gente, precisa receber, é como quando você vai ao mercado, tem a marca melhor e mais cara e a inferior e mais barata, mesma coisa com o veterinário, se é especialista pode se entender que teve a vontade e a competência para aprender(sem mencionar o dinheiro), não que não haja veterinários que querem superfaturar o produto, simples não gostou do preço, leve em um lugar mais barato e de sua confiança, pois o serviço quem executa é o vet, e o preço ele cobra o que ele quiser =)

Letícia,  05/09/2017, 14:49  

Boa tarde castrei minha poodle
De 2 anos ao TD gastei 900,00 reais entre cirurgia,hemograma,roupinha cirúrgica é remédios
Não me arrependo e pagaria novamente
Optei pela anestesia inalatória
E agora ela está se recuperando muito bem come bastante está bastante ativa
E valeu a pena

Unknown 30/10/2017, 15:20  

Moninha vc poderia me indicar o veterinário que castrou o seu cão???Obrigada.Moro em Brasília também.

Unknown 31/10/2017, 09:34  

Por favor Marina me indica onde vc castrou seu baby,tenho um Yorkshire também.Vc é de Brasília???Me envia o contato do veterinário.Obrigado.

Unknown 03/09/2018, 15:39  

Onde fica esse,quero castrar o meu shitzu

Unknown 07/10/2020, 19:00  

Deveria ter procurado me informar antes, paguei 600,00 na castração do meu filhote de shih-tzu, não me informei, achei muito caro...

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR