28/06/2010

Aurélio voltou, mais pelado que nunca

 

O Aurélio voltou. E, depois da cirurgia de castração, estava precisando, desesperadamente e sem exageros, de um banho e de uma tosa.

 

 

Observem como as pernas dianteiras do meu Shih Tzu estão tortinhas. Isso não tem nada a ver com a castração.

 

Adivinhem? O pêlo estava todo embolado e não teve jeito: maquininha nele! Fazer o quê, né? Mas até que ele ficou bonitin… Fez até um pouco de sucesso no Pet Shop.

 

 

Olha aí o Aurélio de coleira scalibor: prevenção é tudo. E essa prevenção também não tem nada a ver com a cirurgia de castração.

 

Acompanhei o banho e a tosa. De vez em quando, as cabeleireiras de cães lembravam umas às outras: “Xi… não estamos sozinhas aqui”, referindo-se à presença da minha pessoa.

 

 

 

E o Aurélio, ao contrário de todas as nossas expectativas, não resmungou nada! Também pudera: a ordem era para não tocar no saquinho castrado dele. Funcionou.

 

 

Saquinho do Shih Tzu: antes e onze dias depois da castração.

 

 

Hoje, se eu pudesse dar uma única dica a quem fosse castrar seu cachorro de pêlo longo, incluídos aí Shih Tzu, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire, a dica seria: TOSEM SEU CACHORRO ANTES DA CASTRAÇÃO! No mínimo, façam a tosa higiênica.

 

 

 

 

Eu diria que boa parte do trabalho que tivemos na recuperação do Aurélio foi a questão dos seus pêlos… eu tive que cortar à tesoura com minhas próprias mãos um cocô que havia encrostado nos pêlos ao redor do ânus dele. O alívio de ver meu bichinho mais asseado foi mais forte que o nojo. Outras peripécias pós-cirúrgicas contarei, espero, em outro momento!

 

 

 

Por ora é só. Vamos nos despedir, que logo mais tem Jogo do Brasil. E o Aurélio não parece estar muito animado.

17 comentários:

Anônimo,  28/06/2010, 18:50  

Que bom que aurelio voltou.E que lindas as fotos dele!:)<3

Dde:Barbara

Unknown 28/06/2010, 20:22  

Notícia boa....o Aurélio voltou!! E coisa mais cheirosa do mundo!!
Bj

Danny 28/06/2010, 20:25  

Que fofo!!!!
Achei seu blog através do google numa pesquisa sobre castração em Brasília.
Não sei onde levar minha maltês para castrar e o veterinário que eu conheço disse que é para castrar só depois de 6 meses de idade. Porém eu queria castrar antes do primeiro cio. Gostaria da indicação de um veterinário que possa me indicar alguém pra castrar minha filhotinha de 4 meses.
Adorei o seu blog e suas dicas. No momento estou lendo ele todinho, pois é a primeira vez que eu crio um cachorrinho.
bjs pra vc e pro Aurélio

Gigi Colombini 28/06/2010, 21:29  

Oiiii...o Aurélio ficou lindo assim, aliás ele é lindo de qualquer jeito, eu tosei a Lola antes da castração e aqui na minha casa para ser sincera todo mundo adora ela de pelo curto, eu sou a única que quero que cresca!!!

Beijinhos
Gigi e Lola

Nati - Mãe Cão Mãe Gato 29/06/2010, 19:56  

Que lindo este Aurélio!!! Um fofo... Adorei a foto daquela lingua enormeeee!!! Bjs, Nati

Adriana Diniz 07/07/2010, 13:58  

Oi, Danny!

Para a castração do cachorro, sugiro que você converse com vários profissionais veterinários para obter os esclarecimentos das suas dúvidas. Provavelmente, não haverá consenso... então, pergunte a razão das coisas e tente ver o que faz mais sentido e encontrar o profissional que lhe inspire mais confiança.

É muito importante também ir conhecer, pessoalmente, o local onde será feita a cirurgia de castração. Veja se apresenta condições adequadas de higiene.

Converse com pessoas que já fizeram a castração em seus animais. Compartilhar experiências é uma ótima fonte de informações.

Prepare-se com antecedência para uma cirurgia pré-marcada (eletiva). Veja se será necessário comprar o colar elisabetano (abajur), medicamentos, produtos para assepsia da região.

Pergunte ao veterinário em quanto tempo, em média, seu cão poderá se recuperar. Programe-se para ter tempo para cuidar do seu cachorro no pós-cirúrgico, se for necessário.

Convide um familiar ou amigo para acompanhá-la, se necessário, durante o translado entre a clínica e a sua casa.

É isso! Espero que tenha ajudado um pouco! Um abraço e boa sorte!

Maria Augusta Auler,  09/09/2010, 09:47  

Oi Adriana... Estou chegando por aqui agora...
Estou visitando alguns canis e avaliando as ninhadas para comprar um shih tzu!!!
O Aurélio está lindo tosado!!! Adorei!!!
Principalmente porque me animou a tosar o meu futuro bebê tb!!! Apesar de morar em São Paulo (e aqui fazer frio), eu não gosto daquela pelagem enorme para exposição... O Aurélio estava ótimo até mesmo antes da tosa, mas ficou uma fofura tosado!!!
Obrigada pelas dicas e comentários!!!
EXCELENTE!!!
Abs, Maria Augusta (gutaauler@yahoo.com.br)

Unknown 20/09/2010, 10:08  

Oi adoro o blog realmente mt informativo... tenho um shih tzu macho de 3meses e estou em duvida de castra-lo ou não! queria saber se depois de castra-lo ele irá levantar a perna para fazer xixi? ou irá marcar igual territorio?

Pois tenho uma amiga q tem um york ele faz xixi por tuuudo ... e sem falar do mal cheiro q fica em casa....

Aguardo
obrigado

Adriana Diniz 20/09/2010, 14:47  

Olá, Silvana!

Postei a resposta à sua pergunta no seguinte post. Dê uma olhada aqui:

http://www.auauaurelio.com/2010/06/por-que-os-machos-levantam-pata-para.html

Adriano,  06/10/2010, 14:35  

Olá, conheço seu blog por uma amiga que sempre o recomenda... queria te perguntar uma coisa: O Pêlo do meu Shihtzu (Cherie) embolou e nao tivemos escolha a nao ser tosá-lo. Mas qual nao foi a surpresa quando o vimos: Tiraram TODOS os pêlos dele, inclusive do rostinho... deu uma pena, um aperto no coração. Ele tá parecendo um chiuaua recém-nascido. Agora nao tem jeito, é esperar crescer de novo. Queria saber se demora mto pra começar a crescer o pêlo de novo. E o Aurélio chorava mto depois que mudou o visual? O Cherie tá chorando sempre, e a gente nao sabe se é pq sente falta do pelinho antigo dele, ou pelo frio q faz a noite. Obrigado, e parabéns pelo site.

Adriana Diniz 07/10/2010, 07:01  

Oi, Adriano! Quando o Aurélio ficou tosadinho, como mostrado nas fotos, eu, na verdade, gostei muito, apesar de não ter achado mt bonito. Achei mais higiênico e descobri que gosto de Shih Tzu assim: sem estar peludão! Tanto é que depois desse episódio, agora só toso o Aurélio na máquina mesmo, para os pêlos ficarem bem curtinhos. E como gosto! Quanto a demorar, depende: para quem quer que cresça logo, demora um pouquinho, acredito que em 2 meses os pêlos dele já estarão do tamanho de uma tosa bebê. Para mim, que gosto, o pêlo do Aurélio cresce bastante rápido e acompanhamos, semana a semana, as diferenças no comprimento da pelagem. Relaxa que cresce! Quanto a chorar. Para começo de conversa, o Aurélio não chora quase nada por nada! Por outro lado, nunca percebi diferença de comportamento/semblante após a tosa, o Aurélio parece meio indiferente a isso. Então, acredito que seu Shih Tzu esteja sentindo frio! Vale à pena verificar também se a pele dele não foi, eventualmente, machucada. Dê uma olhada geral nele. Se não for machucado nem frio, procure um veterinário! Um abraço e obrigada pela visita!

adriana 31/10/2011, 19:10  

Adriana, estou pensando seriamente em castrar o meu shitzu. O conselho que você dá e tosa-lo antes da cirurgia? Você Já percebeu alguma mudança no comportamento do Aurélio? Dizem que eles ficam mais calmos depois da castração e também previne ou diminuem o mal comportamento. Bjss

Adriana Diniz 31/10/2011, 21:00  

Olá, minha xará! Como vai essa força?

Responda à seguinte pergunta: por que está pensando em castrar seu Shih Tzu? Castrar significa retirar órgãos que podem fazer muita diferença no comportamento do cão. Então, só acho interessante a castração em casos em que essa medida é realmente NECESSÁRIA. Veja um excelente texto a respeito disso:

http://www.cachorroverde.com.br/castracao.php

Olha só, hoje eu me arrependo de ter castrado o meu Shih Tzu. O Aurélio já era um cão calmo! Por outro lado, confesso que o meu cachorro não agüentava ver outro (macho ou fêmea) que queria pular em cima. Veja aqui:

http://www.auauaurelio.com/2010/03/libido-em-alta-ou-apenas-uma.html

Hoje, porém, o Aurélio está muito paradão, muito dorminhoco, parecendo às vezes um morto-vivo, sabe? O meu marido tem certeza que é por causa da castração já que a cirurgia implica na retirada dos testículos, responsáveis por produzir hormônios sexuais, os quais, por sua vez, devem ter sua parcela de importância no comportamento animal... Mas são apenas "achismos".


Enfim, o meu conselho é: pense bem se realmente deve castrar seu cão. Se ele ainda é um filhote, o comportamento dele terá grandes chances de mudar ao alcançar a idade adulta, mesmo sem a castração. Não deixe de ler o post do site Cachorro Verde, sobre os prós e contras da castração. Aquele de que falei no início!

Beijos!

Adriana

adriana 01/11/2011, 16:36  

Obrigada pelo retorno, vou entrar no site para ler a matéria. O diamante é muito alegre e brincalhão. O único incomodo nos passeios é quando ele quer cheirar e lamber os outros machos, que nAo gostam nenhum pouco!!! E, quando também quer subir encima deles para brincar! Vou ver o vídeo do Aurélio porque deve ser a mesma coisa que estou falando, rsrsrsr. Parabéns pelo seu blog, nAo pare de postar! Bjsss

Karoll'ziiinha 10/09/2012, 13:48  

Ooi .. Amei o seu blog e o Aurelio , ai ele é lindo demaiiiis. Eu tenho uma shih tzu ,Nome dela é mell , está com 7 meses nunca foi tosada , morro de medo , e outra o pelo dela não é liso e sedoso , é um pouco mais grosso que o normal que vejo por ai.

Ana 24/09/2012, 11:10  

Olá, tudo bem?
Acabei de me cadastrar em seu blog, porque esse final de semana, fui levar minha pequinina Millie(shitzu) para tosar com o coração na mão claro....e adivinha quando fui busca-la o tosado passou a maquina nos pelos em volta da boca ...é isso mesmo boca nariz e queixo..Nossa fiquei tão brava q achei que ia ter um treco... aí gente chorei, ficou horrível d+. Você se lembre quanto tempo em média levou para crescer.

Verônica Macedo 08/12/2013, 09:54  

Rapaz, comprei um shitzu de quase 5 meses e já castrei logo no primeiro dia... meu Deus.. antes eu tivesse lido seu post antes... Ele tá todo peludo e fedido.. não há nada que eu possa fazer.. o cheiro forte está demais.. já apliquei solução de vinagre de álcool+bicarbonato+água, perfuminho, spray banho seco... affeee. fora a casa.. o rodo não sai mais da minha mão, pois ainda estamos tendo que ensina-lo a fazer xixi e coco no lugar certo.. até lá stress.. oh, my... mas tenho fé que tudo vai passar.. Vou fazer uma tosa bem baixinha quando essa fase acabar.

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR