11/01/2010

Reflexão sobre o Blog



Tudo foi novo para mim: criar um blog, blogar, escrever posts, ler outros blogs, ser seguidora, ter seguidores. Hoje encaro a atividade de escrever o blog como um hobby. Obs.: a moça da foto não sou eu!

Pesquisar e estudar sobre cães, escrever com meu estilo, divulgar na internet e aguardar ser encontrada por alguém que considere o conteúdo bom e digno de leitura. Além disso, como jornalista formada, mas trabalhando fora da atuação, o blog representa uma oportunidade para exercitar a escrita. E nada melhor do que escrever sobre um assunto do qual gosto: cães!

Sinto que as pessoas, principalmente aquelas que não têm cães, não entendem muito bem essa história de eu ter um blog sobre o meu cachorro. Então, para seguir em frente, eu precisei muito de estímulos.

Além do incentivo sine qua non do Rodrigo, um elogio da minha irmã me ajudou muito a seguir em frente. A força dada e o apreço da Carolina do Canil Mon Amour Megan também foram fundamentais. Recebi com muita surpresa e alegria o elogio da Ana Corina do famoso Mãe de Cachorro Também é Mãe. Ela fez um entusiástico comentário no post Retrospectiva 2009 – un passant sobre os posts. Não poderia esquecer dos meus queridos seguidores e daqueles que participam, postando comentários. Obrigada a todos, de coração!

No início, eu passava muito tempo na internet e, em algumas noites, cheguei a dormir bem tarde, pois tinha vontade de ver as coisas acontecerem. Acho que essa fase de entusiasmo passou e já estou me acostumando à idéia. Li no Ferramentas Blog (referências no final) que é normal a pesquisa e o tempo despendido com o blog no começo. Ainda bem, pois já estava um pouco com peso na consciência por ter deixado a casa meio de lado (também sou dona-de-casa. Mas por enquanto!). Não que eu vá me dedicar menos a partir daqui, mas haverá menos ansiedade e mais foco (espero!).

Durante dias, olhando para o blog, sentia que estava meio às moscas no sentido de visitas externas. O que me ajudou foi ter lido também no Ferramentas Blog que o período de sobrevivência de um blog são os primeiros três meses. Após esse estágio probatório, ou vai ou racha, sabe como é? Quando o blog completar três meses, no dia 24 de fevereiro de 2010, espero que o blog tenha ido, não rachado.

Recomendo a leitura de quatro artigos. Eles foram importantes no sentido de amadurecer e estabelecer limites à atividade de blogar:

Do Ferramentas Blog, por Marcos Lemos:

>> Como administrar seu tempo para blogar melhor
>> O futuro dos Blogs e os Analfabetos


Do Dicas Blogger, por Juliana Sardinha:

>> Blogar vicia!

Mas não se deixe viciar, ok?! Vale para mim também...!

10 comentários:

Gigi Colombini 11/01/2010, 16:25  

Adorei tudo o que você escreveu hoje, tenho 3 blogs, um de fotografia, um de lembrancinhas que faço e o da Lola que é como um diário da minha peluda, meu blog não é informativo, fiz mesmo para ver a evolução da minha filhota e adoro quando as pessoas passam por lá...

Seu AUrélio é um peludo muito lindo!!!

Beijinhos

Adriana Diniz 11/01/2010, 17:58  

Oi, Gi!

Gostei mt da sua visita! Seu blog sobre sua linda york "perfeitinha", como vc descreveu em seu último post, é muito fofo!

Blog também é isso.. é algo pessoal, mas que muitas pessoas acabam se identificando com as histórias e situações. Isso é recompensador MESMO! Por isso, minha gratidão!

Eu já fiz um texto sobre isso e, em breve, vou postar aqui. Beijos!

Tula Verusca,  11/01/2010, 19:02  

Oi, Adriana!
Pois é, a partir de algum momento desse ano vou fazer um blog tb.
Será sobre alimentação de cães e gatos.
Eu digo a partir de algum momento pq nao sei quando vou ter a disciplina para sentar e escrever pelo menos uma vez por semana e tirar uma hora todos os dias para responder aos que escrevem.
Mas que vou fazer vou!
Olha, hj eu achei um lugar aqui perto de casa que pareceu dar banho legal nos meninos... vamos ver se da certo pq sinceramente o meu banho é de chorar!
Beijos

Tula Verusca 11/01/2010, 19:58  

Quer dizer resolvi começar logo.
http://caonatural.blogspot.com/

Unknown 11/01/2010, 23:03  

Olá Adriana!
Obrigada! Eu sempre apoio viu? Principalmente qdo o assunto é cães....E shih tzu então...nem se fala!!!! Tah cada vez mais lindo o teu blog!!!! parabéns!!!!
Beijos

Adriana Diniz 12/01/2010, 07:22  

Querida Tula, qual é o nome e o endereço do banho e tosa onde vc levou seus shih tzus?

Isso é que é iniciativa!! rsrsrs... Gostei mt do nome do blog e do foco dele!

Que vc alcançe seus objetivos! Um beijo,
Adriana

Adriana Diniz 12/01/2010, 07:26  

Querida Carol,
Obrigada você pelo apoio e pelos elogios!
Bjs!

Rachel Barbosa 14/01/2010, 14:55  

Adriana, obrigada pela visita e pelos comentários na Monalisa e no Dizer o que. Vim conhecer seu blog e gostei! Já assinei o feed. Parabéns pelo trabalho dedicado.

Adriana Diniz 14/01/2010, 16:57  

Oi, Rachel! Obrigada tb!!! Bjs!

Adriana Diniz 27/04/2011, 14:27  

Dicas para um blog sobre cachorro, quer saber a leitora Letícia que entrou em contato pelo nosso “Contato”. A querida Letícia é autora do blog http://caopegada.blogspot.com/.

Particularmente, acredito que o grande trunfo dos blogs é trazer opiniões pessoais sobre determinados temas. As pessoas que lêem blogs não estão interessadas em informações oficiais, que só mostram o lado positivo das coisas. Elas querem saber sua opinião, se devem comprar um determinado produto, se devem ir a um certo restaurante, entre outros. Mas, para que a sua opinião se torne relevante na internet, o caminho é longo. Eis algumas dicas e, ao final, algumas indicações de leitura para você obter êxito em sua jornada. Boa sorte!

Para um blog ser reconhecido...

- Escreva e/ou mostre no blog algo criativo, inusitado, diferente e único. Mesmo que o assunto seja sobre cães, é importante trazer um ponto-de-vista diferente, uma maneira inusitada de tratar do assunto;
- Não trate sobre assuntos ou notícias da mesma forma que são tratados em outros sites ou blogs. O blog, com o tempo, deverá ter a sua cara;
- Não copie textos. Essa é uma das regras da blogosfera;
- Escreva corretamente. Textos mal escritos e com erros de português definitivamente não atraem leitores;
- Tenha paciência. Pense a médio e longo prazos porque leva tempo para as pessoas descobrirem o blog;
- Leia e estude muito sobre o assunto do blog. Escrever algo bom demanda muita leitura e estudo e, de vez em quando, uma inspiração. Afinal, 99% é transpiração e 1% é inspiração.
- De preferência, estabeleça um foco no seu blog. É sobre cães? Então, escreva somente sobre isso e não invente de tratar sobre cosméticos, restaurantes ou fazer um post sobre a sua viagem de férias (a não ser que o foco seja o cachorro: o que fazer com o cachorro nas férias ou como o cachorro curtiu as férias junto com você);
- Pense na estética do seu blog. Escolha um layout e uma paleta de cores apropriada ao tema do blog, compatíveis com seu estilo;
- Pense no seu público-alvo. Pergunte-se: o que os leitores gostariam de saber sobre determinado assunto?
- Fidelize seus leitores. Aprenda a criar assinaturas para o conteúdo do seu blog;
- Participe de redes sociais. Muitas pessoas só acessam o blog depois de falarem com você em uma rede social, como o twitter, Orkut, facebook, MSN;
- Trate bem os seus leitores. Como ignorar aqueles que são, no fim das contas, a razão do blog existir? Se é para o blog não ser lido por ninguém, basta, então, escrever usando um editor de textos. Dá menos trabalho;
- Por fim, pense se é isso mesmo que quer fazer. Construir um bom blog dá trabalho e reflita sobre a viabilidade de tempo para isso.

Recomendo...

(copie e cole na barra de endereços do seu navegador)

Metablogs:

Dicas Blogger: http://www.dicasblogger.com.br/

Ferramentas Blog: http://www.ferramentasblog.com/

Posts do blog:

Reflexão sobre o blog: http://www.auauaurelio.com/2010/01/reflexao-sobre-o-blog.html

Menos é mais: http://www.auauaurelio.com/2010/04/menos-e-mais.html

Revisão e contribuição dos leitores: http://www.auauaurelio.com/2010/06/revisao-e-contribuicao-dos-leitores.html

Sites e blogs sobre cães :

Blogs caninos que mais curto: http://www.auauaurelio.com/2010/05/blogs-caninos-que-mais-curto.html

A ignorância faz errar, a educação ilumina: http://www.auauaurelio.com/2010/06/ignorancia-faz-errar-educacao-ilumina.html

Sites e blogs sobre outros assuntos:

Blogs que mais curto: http://www.auauaurelio.com/2010/05/blogs-que-mais-curto.html

Livros :

Cesar Millan: reabilita cães, treina pessoas: http://www.auauaurelio.com/2010/04/cesar-millan-reabilita-caes-treina.html

Olha só o que escolhi de presente de aniversário: http://www.auauaurelio.com/2010/06/olha-so-o-que-escolhi-de-presente-de.html

Adestramento Inteligente, do Alexandre Rossi

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR