17/12/2009

Sinais de tédio



Você é um bom observador? Sabe identificar quando seu cão apresenta sinais de tédio? Aprenda as dicas que o Aurélio dá para mostrar que está entediado e outras mais para combater esse problema.

 

O Aurélio não uiva nem late quando fica estressado, um comportamento típico de várias outras raças. Mas cava a cerâmica, tira a caminha do lugar, corre em círculos atrás do próprio rabo e sai em disparada pela casa sem motivo aparente. Esses são sinais de que o Aurélio está entendiado de ficar entre quatro paredes - sinais que devem ser percebidos principalmente por quem tem cães silenciosos.

Uma das melhores alternativas para aliviar o tédio do Aurélio é levá-lo para passear, com coleira, em horário fresco. Vinte minutos em média, três vezes por dia, costuma ser o suficiente para Shih Tzus. Também é uma oportunidade para desenvolver a socialização e aprender a viver bem com outros cães.

Se o dia está corrido, tento dispensar alguns minutos brincando, conversando, elogiando, fazendo carinho, escovando o Aurélio, enfim, dispensando atenção! Tenho certeza de que isso faz bem à saúde psicológica dele e contribui para que seja um cão adulto corajoso, seguro e equilibrado.

Além disso, aliviar o estresse do Aurélio ajuda a aliviar o meu estresse! Saio da rotina, vejo coisas novas e cuido do meu pequeno.


Tem vezes que nem mesmo o bom e velho brinquedo tira o Aurélio do tédio.


Aconselho a leitura do texto “Meu cachorro não fica só!”, da treinadora e especialista em comportamento canino Claudia Pizzolatto do site Lord Cão. O texto tem uma perspectiva diferente deste aqui e versa sobre a solidão em cachorros, aspecto muito presente no mundo moderno.

No texto, aprendi que algumas ações, que antes julgava normais, podem aumentar o estresse do Aurélio, como fazer com que ele dê muita atenção à minha chegada em casa, não estimular a sua independência, além de chamar pelo nome dele várias vezes!


Aurélio: A que horas mesmo vão me tirar daqui?


Dica

Observe se o seu cachorro apresenta algum sinal de estresse e tédio. Alguns cachorros desenvolvem sinais comportamentais e até físicos/fisiológicos, como dermatites e lacrimejamento excessivo . Outro sinal de estresse nos cachorros é o fato de lamberem você demasiadamente, como aprendi em Adestramento de cães em 15 min. por dia. Embora lamber seja algo natural nos cachorros e um sinal de submissão e de que gosta da sua companhia, fique atento quando esse comportamento for excessivo e ignore-o, mostrando que você não gosta disso (não precisa falar ou brigar, bastar sair de perto). Manter seu cão relaxado também contribui para uma pelagem bonita e macia. Por fim, aprenda dicas fáceis e eficientes para manter seu cão ocupado sem se sentir entediado: direto do Cão Cidadão, do zootecnista mais conhecido do Brasil, Alexandre Rossi.

5 comentários:

Fernanda e Pink 17/12/2009, 15:35  

ai que fofo seu blog...
quando tiver um tempinho entra lá no meu: http://minhapink.blogspot.com
Beijos meus, Fernanda, e da minha linda Pink

Adriana Diniz 28/12/2009, 22:21  

Oi, Fernanda! Obrigada pelo elogio! Vc é a prova de que mesmo eu falando apenas de shih tzus posso ter seguidores donos de dasch! Hehehehe! Entrei lá sim e estou acompanhando suas aventuras com a pink! Abraços, Adriana

Anônimo,  30/10/2010, 22:47  

ain..q lindo adorei o blog...agora sei quando meu cachorrinho ta com tédiio e posso ajuda- lo..bjoo

Unknown 03/11/2010, 23:16  

Legal seu blog, e o mais importante vc cuida com muito carinho do auaurélio que fofo, tb tenho uma sapequinha da raça se chama Pink e é fofa dmais, bjs tudo de bom pra vcs.

Adriana Diniz 09/05/2011, 20:39  

Por que meu cão deixa a caminha em cima das fezes?, pergunta a leitora Alline Soares, de Porto Alegre-RS, que entrou em contato pelo nosso contato.

Oi, Alline!

Realmente, à distância, é difícil eu te dizer algumas razões para o seu cão ter esse comportamento. Talvez seja porque ele fique muito tempo só em casa, esteja querendo chamar a atenção, precise passear um pouco mais e se exercitar. Leia o seguinte post:

http://www.auauaurelio.com/2010/04/cao-exercitado-e-cao-feliz.html

Recomendo que você fique atenta ao comportamento do seu cachorro, tente perceber as necessidades dele, se está carente, se está muito tempo preso em um ambiente só.

Se você implantar algumas mudanças e nada mudar, sugiro que procure a orientação de um adestrador ou de um veterinário que tenha conhecimento em comportamento canino.

Boa sorte!

Um abraço, Adriana

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR