26/11/2009

Quando a decepção acontece


Tudo ia muito bem até que algo nos desapontou em nosso peludo. O fato de o Shih Tzu não demonstrar aquela afeição e apego natural aos donos em meio a estranhos. Confira!

O Aurélio ama sair para passear. Ele fica muito empolgado, abana o rabinho, pula, vai para lá e para cá. Até latir, ele late. E, às vezes, começa a soluçar...

Quando começamos a descer, ele ficava sempre perto, morria de medo da gente sumir e era um seguidor nato.

Depois que foi se acostumando, começou a ir mais longe, a fingir que não nos escutava. O comando "senta", que ele já havia aprendido, entrava por um ouvido e saía pelo outro em um ambiente externo - tamanha a empolgação.

Aurélio, você abusou, tirou partido de mim, abusou...


Shih Tzu: um cão amigável e festeiro com estranhos

Até que começou acontecer de o Aurélio fazer festinha para os estranhos que passavam e não dar mais ouvidos para nós. Enquanto as pessoas falavam "Nossa, ele gostou de mim", esse jeito do Aurélio fazia parecer que ele estava ávido por ser adotado pelos novos estranhos, como quem diz: "Me leva logo! Eu estou louco para receber carinho e atenção", como se em casa ele não tivesse isso! Era constrangedor chamá-lo várias vezes "Aurélio, Aurélio".

Se fosse gente, diria que o Aurélio não tinha consideração com os donos, que o amam. Tanto eu como o Rodrigo nos desapontamos inicialmente com essa característica, mas o Rodrigo ficou ainda mais decepcionado: ele gosta de cães leais ao dono e detesta correr atrás de cachorros!

A verdade é que o Aurélio estava demonstrando apenas uma das facetas temperamentais da raça. Shih Tzus são festeiros com estranhos e gostam de cumprimentar a todos seja da espécie canina ou humana. Essa característica da raça pode melindrar alguns ânimos - como aconteceu com o Rodrigo. Então, leve esse fator em consideração antes de adquirir um companheiro de quatro patas dessa raça.


Leia também
Temperamento do Shih Tzu

0 comentários:

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR